Início » Notícias » A sustentabilidade nas nossas mãos

A sustentabilidade nas nossas mãos

herois do aproveitamento Apetece

A Apetece tem a sustentabilidade como um compromisso constante, ao lado da excelência e do encanto, em cada refeição servida. Agora, queremos estender esse compromisso, convidando a sociedade a participar de um movimento de educação, conscientização e prática do aproveitamento total dos alimentos. 

O programa Heróis do Aproveitamento foi criado pela Apetece para conscientizar equipes e alunos das escolas onde servimos refeições sobre o impacto ambiental do desperdício dos alimentos. A ideia é mostrar no dia a dia a prática da sustentabilidade e do aproveitamento total com ações simples, promovendo a adoção de bons hábitos que serão levados para fora das escolas.

O Brasil é um dos países que mais desperdiça no mundo

Isso porque, só no Brasil, por ano, jogamos fora 26,3 milhões de toneladas de alimentos, que poderiam satisfazer as necessidades nutricionais de 11 milhões de pessoas. É muito para quem tem tão pouco. Estamos na 10ª colocação no ranking mundial de desperdício de alimentos. 

Para mudar essa realidade temos de nos unir em torno de uma ideia: zero desperdício. Isso significa cuidar da sustentabilidade dos alimentos do solo à mesa.

Do momento em que a semente é plantada, ou da forma como as aves ou o gado são criados, por exemplo, passando por métodos de irrigação, colheita, armazenamento, transporte, comercialização, higienização e preparo, até esse alimento ser consumido, e finalmente, o descarte do lixo, existe a possibilidade do melhor aproveitamento dos recursos – e do alimento em si – para evitar o desperdício. 

Heróis do Aproveitamento

O programa Heróis do Aproveitamento vai ajudar a entender nosso papel em cada etapa do ciclo dos alimentos. O projeto começará no Espírito Santo; e para ampliar as ações neste momento em que vivemos a pandemia de Covid-19, um hot site será criado para que mesmo à distância, possamos explorar os temas do programa e multiplicar o conhecimento sobre a sustentabilidade e o zero desperdício de alimentos.

O lançamento será em janeiro de 2021 na Academia Apetece, plataforma de educação online, com uma ampla gama de conteúdos voltados para alunos, lideranças das escolas, nutricionistas e profissionais da Apetece. Em fevereiro e março, ações práticas serão sugeridas no contexto da campanha para envolver os alunos, inclusive com novo cardápio e receitas com alimentos que serão aproveitados da semente à casca, como o inhame e a banana. 

Aguarde, vem aí o programa Heróis do Aproveitamento. Porque a sustentabilidade é um compromisso de todos nós. 

Mais notícias

Rolar para cima