Alimentar e crescer – os desafios da humanidade

16 de outubro de 2020

Dia da alimentação

Desde que o ser humano inventou a agricultura e entendeu como dominar e manejar as plantas para ter alimento o ano todo uma revolução aconteceu e a humanidade achou o caminho para o crescimento e a evolução fantástica que tornaria possível tudo o que temos hoje: tecnologia, conhecimento, inovações. Tudo por causa da alimentação.

Sim, chegamos até aqui comendo e hoje nosso maior desafio é justamente esse: que alimentação devemos ter para continuar existindo e evoluindo em um planeta com recursos finitos? Como alimentar bem e com qualidade mais de 7 bilhões de pessoas?

Imagine que o crescimento da população mundial e o aumento do consumo per capita de alimentos (ração, fibra, madeira e energia) têm causado ao longo dos anos taxas sem precedentes de uso de terra e água doce, com a agricultura atualmente respondendo por cerca de 70% do uso global de água doce.

Por isso, os grandes desafios da humanidade estão ligados à sustentabilidade e, consequentemente, diretamente ligados à produção e ao consumo de alimentos.

Dia mundial da Alimentação – Dia 16 de outubro é a data da fundação Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO)

Criada em 1945 justamente para lidar com os desafios da alimentação para a população mundial. Desde 1981, comemora-se nesta data o Dia Mundial da Alimentação, como forma de refletir e buscar soluções sustentáveis para alimentar a população mundial.

De um lado temos a situação da insegurança alimentar que aumentou com a pandemia de Covid-19 que, em 2020, fechou fronteiras, parou economias inteiras e deixou populações sem trabalho e sem renda. De outro temos a necessidade cada vez mais constante de buscar caminhos mais saudáveis para a alimentação diária, com menos fast food, menos ingestão de sal e açúcar, dietas mais ricas em verduras e legumes, menor consumo de carne e mais apoio à agricultura familiar.

Neste ano tão desafiador em todos os sentidos, o tema do Dia Mundial da Alimentação é Cresça, Alimente, Sustente. Juntos.

O que ele pede de nós todos, ao redor do mundo, é que pensemos e comecemos a agir para que possamos usufruir de todo o conhecimento que temos para suprir de forma sustentável as necessidades nutricionais da população mundial. Para que possamos crescer juntos.
É um desafio e tanto. Já pensou nisso?

Na Apetece todos os dias nos desafiamos a produzir e a distribuir uma alimentação saborosa, saudável e de qualidade para crianças e adultos, em escolas, empresas e instituições de saúde, sempre com excelência, encanto e sustentabilidade

Quer saber mais sobre o Dia Mundial da Alimentação? Assista aos vídeo da campanha da FAO aqui.


Quer receber nossas novidades?

Cadastre-se e receba em seu email novidades sobre nossos serviços e produtos.

Solicite a sua proposta

Temos uma equipe preparada para entender suas necessidades e montar um projeto alinhado à sua estrutura, com um valor que cabe no seu bolso.

O que te Apetece?

Neste espaço você pode esclarecer suas dúvidas, dar opiniões ou sugestões e falar com a gente sobre outros assuntos que desejar.