Parabéns Silvania!

28 de abril de 2018

Merendeira escolar da Apetece é premiada por sua receita saudável

Com o objetivo de disseminar conhecimento para ajudar na promoção de hábitos mais saudáveis em crianças, o programa Nutrir realiza parcerias com Secretarias Municipais de educação envolvendo também empresas terceirizadas para promover a formação de educadores. Professores e gestores recebem orientações para criação de atividades pedagógicas que incentivem a educação alimentar e nutricional e a prática de atividade física.

O programa existe desde 1999 em todo o Brasil e a parceria com a Secretaria Municipal de educação de São Paulo existe desde 2011. Em todos os anos de Nutrir, participaram mais de 24 mil educadores – impactando mais de três milhões de crianças. Apenas em 2017, no município de São Paulo, participaram 478 escolas, foram capacitados mais de 900 professores e gestores e mais de 300 cozinheiros da rede.

Ao final do projeto, os profissionais criam receitas com insumos que são pouco aceitos pelas crianças e as melhores são premiadas e reconhecidas na rede.

“O objetivo é criar receitas com alimentos de baixa aceitação, a fim de estimular o consumo destes alimentos. Além de valorizar o trabalho da equipe, excepcional nas unidades escolares”, explica Rita Oda, nutricionista da Apetece responsável por alimentação escolar.

Premiação

A cozinheira escolar da Apetece Silvania da Silva Bezerra, da EMEF José Querino Ribeiro (DRE Itaquera), participou do concurso gastronômico com a receita de lasanha de abobrinha com molho de proteína texturizada de soja e sua receita foi uma das publicadas no livro do projeto “As histórias deliciosas do Nutrir”. A receita foi criada por ela quando seu filho se tornou vegetariano e foi testada com os alunos da escola em que trabalha – ambos aprovaram e adoraram.

“As crianças ficam na porta da cozinha perguntando e até pedem a receita para levar para mãe. É muito gratificante, eu amo o que eu faço”, disse Silvania, que participa há quatro anos do Nutrir, mas só enviou seus pratos nas últimas duas edições.

Receita

Lasanha de abobrinha e proteína de soja

Ingredientes

  • 3 abobrinhas
  • 500g de proteína de soja (PTS) hidratada
  • 1 cebola grande cortada em cubinhos
  • 4 dentes de alho triturados
  • 2 tomates
  • 1 sachê de molho de tomate
  • 1 pitada de açúcar
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Salsa e orégano a gosto
  • 350g de queijo muçarela ralado
  • ½ pimentão em cubinhos
  • azeite

Modo de preparo do molho

  1. Em uma panela, refogue a cebola e o alho. Tempere com sal e pimenta do reino.
  2. Acrescente o tomate e o pimentão.
  3. Logo após, adicione o molho de tomate e uma pitada de açúcar (para tirar a acidez do tomate).
  4. Acrescente a PTS já hidratada e deixe apurando alguns minutos até dar o ponto.
  5. Prove e verifique o sal e a pimenta do reino.
  6. Finalize com a salsa e reserve.

Modo de preparo da lasanha

  1. Corte as abobrinhas em fatias médias com uma faca, descartando as pontas.
  2. Em uma frigideira, regue com um fio de azeite e doure as fatias dos dois lados. Assim, a abobrinha fica mais saborosa e não solta tanta água quando for ao forno.

Montagem

  1. Em uma travessa untada com azeite, despeje um pouco do molho. Faça uma camada de abobrinha e queijo muçarela e, em cima, coloque novamente uma camada de molho.
  2. Repita esse processo até finalizar.
  3. Por último, coloque muçarela e orégano a gosto.
  4. Leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 30 minutos ou até dourar.