Prêmios confirmam a qualidade da Apetece

8 de dezembro de 2015

Numa disputa de mais de 261 receitas encaminhadas para a primeira fase, a Apetece foi uma das campeãs. Considerada uma das maiores empresas de refeição coletiva do país, a Apetece acaba de conquistar segundo e terceiro lugar no Prêmio Educação Além do Prato, uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Educação e do São Paulo Carinhosa em parceria com o Centro de Excelência Contra a Fome da Organização das Nações Unidas (ONU). O concurso tem como objetivo valorizar as ações que promovam hábitos alimentares saudáveis dos alunos.

Para participar, as escolas públi
cas da capital tiveram que entregar um projeto explicando a mobilização e a receita culinária. Na mobilização era preciso engajar toda a comunidade, como as merendeiras, nutricionistas, educadores, pais e alunos. As receitas deviam ser baseadas na cultura alimentar local, por meio de pesquisas e testes dos pratos na própria cozinha da unidade, e tinham que conter frutas, legumes e verduras como ingredientes principais.

Chefs renomados, como Henrique Fogaça e Mara Sales, a primeira-dama e coordenadora do São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, e especialistas na área da Educação fizeram parte da comissão que julgaram sob dois critérios, prato quente e prato frio, pratos saudáveis desenvolvidos ao longo do ano pela unidade escolar. “Muito gratificante participar e conhecer as merendeiras das escolas que ali- mentam milhares de crianças por dia. Através da gastronomia podemos mudar o nosso país e nossa cultura”, parabenizou Fogaça, dono do Restaurante Sal Gastronomia e também é um dos jurados do programa MasterChef, da TV Bandeirantes.

Para as nutricionistas da Apetece das escolas ganhadoras, Luciana Leme (terceiro lugar com prato quente de cural de abóbora, da CEI João Bento de Carvalho) e Katia Beca (segundo lugar com prato frio de torta integral de banana com laranja, da CEI Missionária Dorothy Stang) o prêmio é um reconhecimento do trabalho de profissionais empenhadas que fazem tudo com muita dedicação e carinho.

Entre as mais de 261 receitas encaminhadas para a primeira fase, na final foram classificados apenas 26 projetos e somente seis receitas seduziram e conquistaram o apetite dos jurados. Os três primeiros vencedores de cada categoria – quente ou fria – ganharam um projeto de renovação de um espaço da escola relacionado a alimentação e saúde. O segundo lugar, CEI Missionária Dorothy Stang – DRE Itaquera, recebeu uma viagem de intercâmbio para um estado brasileiro, com passagens, translado, hospedagem e alimentação em data e local a ser definido pelo Centro de Excelência Contra a Fome (ONU/PMA).

O terceiro lugar, CEI João Bento de Carvalho, de Itaquera, ganhou um workshop de vivência gastronômica e um jantar degustação no restaurante Tordesilhas, em São Paulo, com a chef Mara Salles. Para Rita Oda, gerente da Alimentação Escolar da Apetece, o resultado é fruto do trabalho que sempre fizeram e que agora está aparecendo. “Nosso trabalho com este contrato começou em 2010, fomos fazendo diversas melhorias para chegar neste patamar e hoje fomos a única empresa terceirizada a ganhar duas categorias diferentes”, comemora Rita.

Em auditório repleto de merendeiras, nutricionistas, educadores animados, o evento contou também com a presença do Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, do Secretário Municipal de Educação de São Paulo, César Callegari, da Diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Erika Fischer, e da primeira-dama e Coordenadora do São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad. “Com este prêmio, queremos fazer uma homenagem às merendeiras, as mais humildes das trabalhadoras, que se empenham diariamente, dão o melhor de si e preparam a alimentação das nossas crianças e jovens com amor”, afirma o Prefeito.