Início » Notícias » Parabéns, São Caetano do Sul!

Parabéns, São Caetano do Sul!

niver_sao-caetano_21

São Caetano do Sul já foi uma fazenda, sabia?

Isso lá em 1671, quando o bandeirante Fernão Dias Paes Leme, conhecido como “O Caçador de Esmeraldas”, arrematou em leilão um sítio e o doou aos padres locais, que a chamaram Fazenda São Caetano. De lá pra cá muita coisa aconteceu. Mas foi só em 1949 que o então governador de São Paulo, Adhemar de Barros, homologou a criação da antiga fazenda no município de São Caetano do Sul. A partícula “do Sul” foi acrescida ao nome para diferenciar do município São Caetano, no Estado de Pernambuco.

Com 15,4 km² e 161 127 habitantes no último censo, São Caetano do Sul é uma cidade pequena em tamanho, mas grande em qualidade de vida. Tem o maior IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – do Brasil, segundo o PNUD 2010 (Programa das Nações Unidas). Esse índice é obtido a partir de dados de expectativa de vida ao nascereducação e PIB (PPC) per capita, como um indicador do padrão de vida. Aliás, a cidade ocupa o 75º PIB do país, entre os 5.570 municípios brasileiros. 

São Caetano do Sul é um celeiro para as atividades esportivas, especialmente o vôlei.

O auge da modalidade na cidade aconteceu na década de 90 com jogadoras como Ana Moser e Fofão. Foi nessa época que a cidade conquistou o título de campeã na liga Nacional feminino de 1991-1992. São mais de três décadas, em competições nacionais, estaduais e regionais com grandes jogadoras. Um orgulho para todos, inclusive para a Apetece, que tem sede na cidade e apoia o time feminino de vôlei. Falamos sobre isso no post sobre as Olimpíadas, confira aqui. 

Dia 28 de julho – Aniversário de São Caetano do Sul

Mais notícias

Rolar para cima